Rodovias no Paraná são alvo de leilões desde 2023, com cinco de seis lotes já leiloados
O grupo EPR venceu nesta quinta-feira (24) o leilão do Lote 4 de rodovias do Paraná, com oferta de desconto sobre a tarifa máxima de pedágio definida no edital de 21,30%, em um avanço de um programa federal de concessões elaborado em parceria com o governo estadual.
No total o governo paranaense projeta investimentos de R$ 50 bilhões se todos os seis lotes, que reúnem 3,3 mil quilômetros de estradas, forem concedidos à iniciativa privada.
O grupo vencedor do Lote 4 assumiu a gestão de cerca de 628 quilômetros de rodovias que têm uma obrigação de investimento em melhorias da ordem de R$ 10,8 bilhões de reais ao longo de 30 anos de contrato, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
As obras envolverão duplicação de 176 quilômetros e implantação de 157 quilômetros de faixas adicionais.
O Lote 4 engloba as rodovias federais BR-272/369/376/PR e estaduais PR-182/272/317/323/444/862/897/986. O projeto faz ligação de Cornélio Procópio a Guaíra, passando pelas cidades de Londrina, Maringá e Umuarama.
O trecho também conecta Maringá a Diamante do Norte, no noroeste do Paraná, afirmou o Ministério dos Transportes.
Anteriormente, o Lote 1 foi vencido pelo Pátria Investimentos em agosto de 2023, que propôs deságio de 18,25% sobre a tarifa. O segundo lote foi vencido sem concorrência pelo grupo EPR em setembro de 2023, com oferta de desconto de apenas 0,08% no pedágio.
O Lote 3 saiu para a CCR, atual Motiva, em dezembro do ano passado, com oferta de deságio de 26,6%. O grupo EPR venceu também sozinho o leilão do Lote 6, também em dezembro passado.
O governo federal programou o último lote, de número 5, para o dia 30 deste mês.
Fonte: CNN / Foto: CCR MSVia/Rachid Waqued
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