Leilão de concessão à iniciativa privada, que fará a duplicação da rodovia, está agendado para o 1º trimestre de 2025
Somente no último mês, foram registradas cinco mortes em acidentes ocorridos na rodovia PR-323, na região de Umuarama, alertando mais uma vez as autoridades políticas para a necessidade urgente de melhorias na rodovia, entre elas, a principal, seria a sua duplicação.
A esperança de agilidade na execução está a cargo do novo modelo de concessão de rodovias no Paraná. O plano que divide as principais rodovias do Estado em seis lotes, sendo que no quarto está incluída a PR-323, é formado por estradas estaduais (35%) e federais (65%) com investimentos de R$ 44 bilhões em obras.
A partir da proposta do Governo do Paraná, foram estipuladas três premissas básicas para concessão: menor tarifa, maior número de obras, transparência do processo e a concessão pelo prazo de 30 anos. E, no caso da PR-323, a principal obra seria a de duplicação da rodovia em duas etapas.
Na primeira etapa do novo modelo de concessão de rodovias seriam duplicados 162 quilômetros, iniciados em Paiçandu até o entroncamento da PR-486, em Perobal. E, seguindo para a próxima etapa, a duplicação seria de 44 quilômetros, entre Perobal e Francisco Alves, na região de Umuarama.
Claro, que no plano descrito acima ficaria de fora a parte já duplicada da rodovia no perímetro urbano de Umuarama, que vai do trevo próximo ao Parque de Exposições Dário Pimenta da Nóbrega até o Trevo de Mariluz, no entroncamento com a PR-468, próximo da Levo Alimentos.
O leilão será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo e está a cargo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), após a assinatura do convênio de delegação das rodovias estaduais da nova concessão ao Governo Federal. A passagem ocorreu no início de 2023, criando a esperança de que já neste ano, ao menos o leilão fosse realizado.
Foram algumas alterações, principalmente sob a orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) e, nesta quarta-feira (03), o site da ANTT informava o agendamento para o 4º trimestre deste ano para a divulgação de um edital, porém, ele pode não ser definitivo já que é possível novas orientações do TCU.
Entre idas e vindas, a certeza é que ao menos o leilão não será feito neste ano. Também na home da Agência do Governo Federal ela está marcada para ocorrer somente no 1º trimestre de 2025 e, pior, caso ocorra o leilão, o contrato só será assinado no 2º semestre do mesmo ano.
Até a realização do sonho de ver a rodovia PR-323 duplicada, os seus usuários deverão redobrar suas atenções para uma volta com vida para casa e, isso, pode ocorrer a partir do respeito aos limites de velocidade, uso do cinto de segurança e muito foco na estrada, sem distrações como o celular, retoque na maquiagem e alimentação enquanto se dirige.
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Fonte: Portal da Cidade - Cruzeiro do Oeste / Foto: Reprodução/Canva
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