Sabendo da importância que a formação do motorista tem para as empresas do TRC e da escassez de mão de obra, o Setcepar, criou o curso Formação de Novos Motoristas na Categoria E.
Sabendo da importância que a formação do motorista tem para as empresas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e da escassez de mão de obra, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Paraná (Setcepar), criou, por meio do Instituto Setcepar de Educação no Transporte (Iset), o curso Formação de Novos Motoristas na Categoria E.
O objetivo do curso é entregar ao mercado de trabalho profissionais motoristas com treinamento prático e teórico, com condições atualizadas de tecnologia embarcada, conceitos exercitados em simulador de direção em condições reais das rodovias, aplicando o conceito de Direção Econômica e Defensiva, bem como avaliação na prática de dirigir em condições adversas e de serra, tornando o aprendizado real e eficaz.
O Setcepar percebeu que poderia dar uma contribuição mais eficaz e, por isso, se empenhou na elaboração de um programa capaz de oferecer algo a mais, levando ao motorista a mensagem de que o simples fato de estar habilitado e saber conduzir um veículo pode não ser o suficiente para se garantir no mercado.
Os bons exemplos
Heverton Turman é categórico ao afirmar que, “se não fosse pelo curso, as portas não teriam sido abertas”. Ele conta que, quando chegou em Curitiba, trabalhou por três anos como operador de empilhadeira e mais dois como motorista de Uber, tendo enviado centenas de currículos sem, no entanto, ser chamado para concorrer a uma tão sonhada vaga de motorista carreteiro.
Em plena pandemia, a situação se mostrava cada vez mais difícil, quando ficou sabendo do curso de Formação de Carreteiro, e, na mesma hora, ligou e se inscreveu
Hoje, entusiasmado comemora: “foi a grande decisão da minha vida. Recebi dicas importantes, que me habilitaram a participar de um processo seletivo para preencher uma vaga na TIC Transportes, empresa especializada no transporte de granéis líquidos. As aulas práticas, incluindo a descida da serra, foram de fundamental importância, uma vez que me ofereceram segurança para enfrentar o processo seletivo com tranquilidade”.
Perguntado se recomendaria o curso para outros profissionais, dá como resposta um entusiasmado sim, afirmando que a qualificação recebida no curso foi um divisor de águas na sua vida profissional.
Outro motorista, Manoel Medeiros, já era carreteiro, mas lhe faltava capacitação com conteúdo técnico. Participou do curso em Londrina, e percebeu que cometia dois erros que podiam afetar a segurança: um deles na utilização do freio motor e outro, na forma correta de operar o modo eco.
Além do ofício
Em tempos em que a tecnologia embarcada se faz presente, a necessidade de adoção de novas práticas de condução defensiva e atenta assume papel relevante, justamente pelo fato de que as organizações que buscam se diferenciar no mercado agregam cada vez mais valor aos seus produtos/serviços.
Marcos Egídio Battistella, presidente do Setcepar, é um verdadeiro entusiasta deste projeto, tanto é que se envolveu pessoalmente, buscando apoios que viabilizassem a implementação.
Battistella é categórico ao afirmar que um condutor qualificado e consciente traz inúmeros benefícios para a organização. “A forma como conduz e cuida do caminhão pode impactar positivamente no desgaste do equipamento, evitando gastos desnecessários, além de contribuir para formar uma imagem positiva da empresa. Afinal de contas, a marca está sendo exposta enquanto transita”, destaca.
Ele enfatiza também que os 40 anos de vivência no setor tem importância relevante, não somente na busca de parceiros, que, de forma direta ou indireta, participam do projeto, mas principalmente na adequação do desenho do escopo do projeto, que tem por objetivo formar condutores conscientes, uma necessidade cada vez mais premente no setor de transportes.
Formação continuada
Como o objetivo é contribuir para a formação de motoristas carreteiros profissionais, o curso, que tem a duração de poucos dias, foi especialmente desenhado para condutores com pouca ou sem experiência, habilitados na Categoria E. O Setcepar conta com o apoio dos sócios mantenedores, o que garante a eficácia do curso, mesclando teoria e prática em condições ideais para o aprendizado.
Para o Setcepar, este trabalho deve ter o caráter de “projeto permanente”. Por isso, a gerente do Iset, Lucia Fernandes, e o instrutor técnico, Cláudio Ferreira, estão atentos aos anseios e demandas dos associados.
O portfólio ofertado foca em oferecer ferramentas que contribuam de forma decisiva para que as empresas obtenham resultados cada vez mais eficazes em suas práticas. E, assim, o instituto segue sempre organizando cursos, seminários e palestras, sejam presenciais, online ou até mesmo in company.
Claudio, instrutor do curso, conta que “os motoristas que participam vislumbrando uma forma de progredir em sua carreira profissional, justamente por perceberem que as oportunidades se apresentam para quem está preparado para escalar novos degraus na vida profissional. Se não com vaga que se abre diretamente, mas principalmente com a segurança que adquirem para participar de processos seletivos”.
Ele também afirma que muitas têm participado de cursos in company, que são cursos fechados para empresas associadas que veem a oportunidade de capacitar e treinar motoristas já contratados para progressão de carreira.
Ainda dá tempo.
As empresas associadas devem aproveitar esta época para agendar o curso para que os seus colaboradores tenham a oportunidade de qualificação e progressão.
Entre em contato conosco e conheça a agenda 2023 do Curso de Formação de Motorista Carreteiro
Envie sua sugestão de pauta para nossa equipe pelo e-mail: contato@setcepar.com.br
Durante todo o ano o Sindicato realiza diversos Cafés da manhã em parceria com algumas empresas, na ocasião produtos e serviços são apresentados às empresas associadas e/ou ligadas à elas.
Em um ambiente mais informal, aproximadamente 80 participantes apreciam a marca apresentada enquanto saboreiam um delicioso e completo café da manhã.
O Evento acontece na Sede do Sindicato, que conta com a estrutura de um moderno salão de eventos. Investindo apenas R$4.000,00, incluindo o café da manhã e todos os serviços, a empresa contratante terá a preocupação em apenas apresentar-se.