A autorização para o início das atividades foi concedida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e os primeiros pórticos serão instalados nos próximos meses
A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, deverá dar início, nos próximos meses, à implantação do Free Flow, sistema de pedágio totalmente eletrônico, sem cancelas. A autorização para o início das atividades foi concedida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e os primeiros pórticos serão instalados nos próximos meses.
O modelo de pedágio eletrônico por pórtico substitui as tradicionais praças físicas, permitindo que a cobrança seja feita automaticamente quando o veículo passa por estruturas equipadas com câmeras e sensores.
“O pedágio eletrônico traz ganhos importantes para a segurança viária e o conforto dos usuários. Ele garante maior fluidez no tráfego, porque não há necessidade de paradas, e a cobrança é feita de forma automatizada”, explica o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Sílvio Caldas.
O diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira, destaca que a iniciativa está alinhada às principais tendências de inovação em mobilidade rodoviária no mundo. “Esse formato amplia a mobilidade, traz sustentabilidade e economia aos motoristas e reforça nosso compromisso com a modernização da malha viária, oferecendo a melhor experiência possível aos usuários”, afirma.
Serão instalados três pórticos, substituindo três praças de pedágio que deveriam ser instaladas nesses locais. As cidades que terão cobrança por Free Flow serão: Lindoeste, na BR-163; entre Pato Branco e Vitorino, na PR-280; e Ampére, na PR-182.
Esses locais já estavam previstos contratualmente para receber praças de pedágio convencionais, mas agora farão parte do novo modelo de arrecadação, sem a necessidade de estruturas físicas. As tarifas seguem os valores estabelecidos no contrato de concessão.
O sistema de pedágio eletrônico é baseado em equipamentos de monitoramento e sensores que identificam 100% das passagens de veículos, seja por meio de TAGs eletrônicas instaladas no para-brisa, seja pela leitura automática da placa.
Os sensores registram informações como altura, largura, comprimento e número de eixos do veículo, garantindo a cobrança correta e automatizada. O motorista trafega normalmente, sem precisar reduzir a velocidade.
A tarifa poderá ser quitada de duas maneiras: A TAG eletrônica, onde o valor é debitado automaticamente, e o usuário recebe descontos proporcionais à frequência de uso; Leitura de placa, forma pela qual o motorista deverá acessar os canais da EPR Iguaçu para efetuar o pagamento, evitando configurar evasão, o que é considerado infração de trânsito.
Para evitar problemas, a concessionária recomenda que os motoristas façam o cadastro prévio de dados pessoais e veiculares no site www.epriguacu.com.br/pedagio-eletronico. O cadastro permitirá notificações de pagamento e eventuais intercorrências no sistema.
Antes do início da operação dos pórticos, a EPR Iguaçu fará uma campanha educativa para orientar motoristas sobre o novo sistema. Após a fase de testes e validação da ANTT, a concessionária anunciará o início oficial da cobrança eletrônica, marcando uma mudança histórica na forma de trafegar pelas rodovias paranaenses.
Os dois últimos lotes do novo programa de concessões rodoviárias do Estado serão levados a leilão neste mês de outubro, totalizando mais de R$ 29 bilhões em novos investimentos. O lote 4, com 627 quilômetros, inclui rodovias como a BR-369, BR-376 e PR-323, com 231 quilômetros de duplicações e novos contornos urbanos. Já o lote 5, com 430 quilômetros, abrange a BR-163, BR-467 e PR-317, contemplando o Contorno de Guaíra e 238 quilômetros de duplicações.
Com isso, o Paraná completará a licitação de 3,3 mil quilômetros de rodovias, sendo 1,1 mil de trechos estaduais, com contratos válidos por 30 anos e um total de R$ 60 bilhões em investimentos.
Fonte: O Paraná / Foto: Imagem Ilustrativa/EPR
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