• CONTENT
Seja um Associado

comunicação

Institucionais 03/07/2018 - por Sarah Corazza

Aumenta o cerco a informalidade e ao transporte de cargas irregular no Paraná

Pórticos Canal Verde Brasil, da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), foram instalados na BR 277, no Porto de Paranaguá.

Aumenta o cerco a informalidade e ao transporte de cargas irregular no Paraná

Trata-se de uma rede logística de leitura de passagem de veículos de transportes de cargas e de passageiros, que permite de um único ponto, obter dados consolidados sobre os veículos que trafegam nas estradas brasileiras.

De acordo com a ANTT, com esses equipamentos, será possível desburocratizar o setor de transportes, fazendo com que a documentação necessária para quem atua no setor, seja realizada de forma ágil e online. Além disso, haverá um cerco maior a corrupção e ao transporte irregular, já que a fiscalização será facilitada uma vez que irá ocorrer em diversos pontos e de forma constante, integrada e com informações em tempo real.

O Setcepar dá total apoio a iniciativa, uma vez que irá inibir a informalidade no setor e o transporte irregular além de reduzir os custos logísticos eliminando a burocracia operacional e elevando a produtividade das empresas.

Funcionamento: A ANTT explica que o funcionamento é bastante simples. O mecanismo contém uma chave eletrônica que será associada à identificação do veículo e do transportador, na base de dados da ANTT. Assim que as antenas coletam essa chave no registro de passagem, serão verificados os dados do transportador e do veículo. É uma tecnologia baseada na comunicação por radiofrequência, similar aos de cobrança realizados nas praças de pedágio.

Nos pontos de registro de passagem, além das antenas, são instaladas câmeras de leitura eletrônica de caracteres para identificação das placas dos veículos. Tanto a antena como a câmera identificarão os veículos e registrarão a passagem, indicando local e tempo, e o registro será comparado à base de dados da agência reguladora.

O processo de fornecimento da TAG é realizado pelas Administradoras de Meios para Arrecadação Eletrônica de Pedágio (AMAPs) e pelas fornecedoras de Vale-Pedágio obrigatório que manifestaram interesse e foram aptas pela ANTT.

Benefícios – A identificação eletrônica dos veículos de carga inscritos no RNTRC possibilita diversos benefícios nos processos logísticos de transporte terrestre no Brasil. A TAG proporcionará informações reais sobre a movimentação de cargas nas rodovias brasileiras, podendo ser observada a origem e o destino das viagens realizadas e os fretes praticados.

Para o transportador, a identificação eletrônica será fundamental para formalizar o mercado, dificultar a clonagem de veículos, comprovar formalmente a renda, reduzir tempo de pedágio, otimizar o fluxo e a espera nos portos, bem como aumentar a competividade, diante da regularização e fiscalização da atividade.

Instalações – Além do Porto de Paranaguá, rodovias como a 376 e o Contorno Leste de Curitiba também deverão receber o sistema.

leia mais

tv setcepar

COMJOVEM PARANÁ COMJOVEM PARANÁ
Responsabilidade no TRC Responsabilidade no TRC
Multas ANTT Multas ANTT

ANUNCIE - Conheça os veículos, formatos e valores

Café da Manhã

Durante todo o ano o Sindicato realiza diversos Cafés da manhã em parceria com algumas empresas, na ocasião produtos e serviços são apresentados às empresas associadas e/ou ligadas à elas.
Em um ambiente mais informal, aproximadamente 80 participantes apreciam a marca apresentada enquanto saboreiam um delicioso e completo café da manhã.
O Evento acontece na Sede do Sindicato, que conta com a estrutura de um moderno salão de eventos. Investindo apenas R$4.000,00, incluindo o café da manhã e todos os serviços, a empresa contratante terá a preocupação em apenas apresentar-se.