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comunicação

Mercado 01/06/2020 - por CNT

Presidente da CNT fala dos desafios do setor no pós-pandemia em conferência online

Encontro promovido pela Frenlogi aconteceu na última sexta-feira (29.05)

Presidente da CNT fala dos desafios do setor no pós-pandemia em conferência online

O presidente da CNT, Vander Costa, participou, na última sexta-feira (29.05), do webinar “Os desafios da Infraestrutura, da Indústria e do Agronegócio nos pós Covid-19”, promovido pela Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura). Na ocasião, ele destacou a importância do investimento em multimodalidade de transporte, a estabilidade e segurança jurídica para atrair tanto investimento estrangeiro quanto nacional e ressaltou a importância do incentivo à concorrência no setor.

Também participaram do evento Robson Andrade (CNI), João Martins (CNA), Robson Nafioletti (OCB) e o senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frenlogi. A mediação ficou a cargo de Tiago Limas, vice-presidente do IBL (Instituto Brasil de Logística).

Na sua fala, Vander Costa chamou atenção para a situação dramática do transporte de passageiros no Brasil em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “Se quisermos manter alguma empresa brasileira do setor aéreo, o governo vai ter que colocar recursos nas companhias, assim como está ocorrendo em outros países. Se não tiver socorro emergencial, vai faltar transporte aéreo de passageiros e cargas nesse modal”, afirmou.

De acordo com ele, outro modal que também preocupa é o transporte de passageiros. “Os ônibus foram concebidos para andarem com a totalidade de sua capacidade, de modo a reduzir o custo da passagem e as empresas sobreviverem sem subsídio. Não imagino que, nos próximos meses, sem uma vacina para a Covid19, seja possível realizar o transporte de passageiros nos moldes anteriores”. O presidente da CNT ressalta que, para terem sustentabilidade financeira, essas empresas precisam de subsídio governamental.

Vander Costa também celebrou a assinatura da prorrogação do contrato de concessão à Malha Paulista na última semana, mas reforçou a necessidade de dar espaço para outros operadores ferroviários de modo a evitar o monopólio no setor e aumentar a competitividade do país. O presidente da CNT também comentou o potencial hidroviário do Brasil como uma das formas de investir na multimodalidade, destravar os investimentos e preservar a infraestrutura de transporte.

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