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Mercado 24/10/2019 - por CNT

Estudo da CNT traça raio X das rodovias brasileiras

Resultados foram divulgados em outubro, confira os principais pontos

Estudo da CNT traça raio X das rodovias brasileiras

Foi divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) a 23? edição da Pesquisa de Rodovias 2019 feita pela CNT em parceria com o SEST/SENAT. O estudo avalia o estado de 108 mil quilômetros de toda a malha federal pavimentada e dos principais trechos estaduais pavimentados nas cinco regiões do Brasil. O levantamento foi feito por 24 equipes de pesquisadores entre 20/05 e 18/06. Confira as principais conclusões:

- Estado geral: 59% da malha rodoviária pavimentada apresenta algum tipo de problema, sendo considerada regular, ruim, péssima, 41% da malha é considerada ótima ou boa.

- Pavimento: apresenta problemas em 52,4% da extensão avaliada e 47,6% tem condição satisfatória. Em 0,9% o pavimenta está totalmente destruído.

- Sinalização: 48,1% da extensão é considerada regular, ruim ou péssima, 51,9%, ótima ou boa. A faixa central é inexistente 6,6% da extensão e as faixas laterais são inexistentes em 11,5%

- Geometria da via: 76,3% da extensão é deficitária e 23,7% ótima ou boa. As pistas simples predominam em 85,8%. Falta acostamento em 45,5% dos trechos avaliados. Nos trechos com curvas perigosas, em 41,7% não há acostamento nem defensa.

- Pontos críticos: a pesquisa identifica 797 no Brasil, sendo 130 erosões na pista, 26 quedas de barreira, 2 pontes caídas e 639 trechos com buracos grandes.

- Custo operacional: as condições do pavimento geram um aumento de custo operacional do transporte de 28,5%. Isso reflete na competitividade do Brasil e preço dos produtos.

- Investimentos necessários: para recuperar as rodovias no Brasil, com ações emergenciais, de manutenção e de reconstrução, são necessários R$ 38,60 bilhões.

- Investimentos em 2019: de total de recursos autorizados pelo Governo federal para infraestrutura rodoviária especificamente no Brasil em 2019 (R$ 6,20 bilhões), foram investidos R$ 4,78 bilhões até setembro (77,1%).

- Custos dos acidentes: o prejuízo gerado pelos acidentes foi de R$ 9,73 bilhões em 2018. No mesmo período, o Governo gastou R$ 7,48 bilhões com obras de infraestrutura rodoviária de transporte.

- Meio ambiente: em 2019, estima-se que haverá um consumo desnecessário de 931,8 milhões de litros de dieses devido à má qualidade do pavimento. Esse desperdício custará 3,30 bilhões aos transportadores.

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